NOME: José Amorim
MORADA: Deocriste
NATURALIDADE: Viana do Castelo
Que modelo(s) de cavaquinho toca/estuda? que afinações?
Toco cavaquinho Minhoto, uso afinação: Ré,la,Si,Mi e La,La,Do#,Mi
Há quanto tempo toca/estuda o cavaquinho? Como é que tudo começou? (pequena biografia no que diz respeito/orientada ao cavaquinho)
Foi com 10 anos de idade. Há 35 anos, incentivado pelo meu Pai, que comecei por dar os primeiros acordes na escola de cavaquinhos de Tregosa (Barcelos). Depois fui para a escola de cordas da Correlhã (ponte de Lima) onde aprendi muito no cavaquinho, e comecei a aprender a tocar o bandolim e guitarra clássica. Participei em três gravações de trabalhos discográficos, de concertos em Portugal e ilhas, no estrangeiro, como Brasil, Espanha, França e Luxemburgo.
O que o fascina no cavaquinho português particularmente? O que o faz apreciar e escolher o instrumento como objeto de estudo ou para se exprimir artisticamente?
O cavaquinho, sem dúvida, é um bom instrumento de acompanhamento.
Mas o que mais me fascina, é ser um instrumento tão pequeno, com uma escala tão pequena, de um som tridente e delicado, e só com quatro cordas, a possibilidade de criar músicas são infinitas.
Quais as suas referências e influenças musicais mais importantes na abordagem ao cavaquinho? E qual a sua importância?
Eu gosto de ouvir todo o género de músicas. Como vivo na região do Minho, as referências musicais e culturais são tão grandes que apresenta diversos tipos de músicas, entre musicas folclóricas e as músicas populares tradicionais.
É impossível não ficar contagiado!…
Mas a grande influença, foi o grupo Cantares do Minho, foi onde ouvi pela primeira vez o som do cavaquinho pelas mão do Augusto Canário.
Que outros instrumentistas/tocadores solistas de cavaquinho conhece que considera relevantes?
(Entenda-se como solista o instrumentista SOLISTA que faz um concerto do inicio ao fim em que o Cavaquinho é o ponto central/solista ou o instrumentista que tenha editado/gravado um ou mais CDs em que o cavaquinho é o ponto central/solista em todas as músicas ou quase na totalidade delas (quando se refere ponto central/solista pretende-se dizer instrumento que toca a solo sozinho ou que tocando em grupo faz a parte mais relevante e importante da música, ou seja o que tipicamente se chama a melodia/parte principal).
Sem dúvida, Amadeu Magalhães, é para mim o melhor solista que temos na atualidade.
Júlio Pereira, o Homem do cavaquinho, que é outro excelente músico e produtor, e Pai na promoção e divulgação do cavaquinho.
Que associações culturais ou outras que conhece ligadas à música onde o cavaquinho seja um interveniente de alguma forma? Quais?
Conheço uma escola de cavaquinhos, (Sopro de Cordas de Outeiro) pertencente à junta de Freguesia de Outeiro Viana do Castelo. Com um repertório de excelência e de grande qualidade, que tocam música Pop Rock, e música clássica com o cavaquinho.
Que repertório utiliza nos seus projetos em que inclui cavaquinho? Desenvolveu algum repertório original/arranjos para Cavaquinho Português? Pode por favor enumerar aqui? Pode também fornecer partituras ou áudio ou vídeo ou link de internet para estes elementos multimédia?
Toco temas tradicionais, alguns com arranjos meus, Pop Rok, e também originais. Mas toco outros instrumentos, cavaquinho Cabo Verdiano, e guitarra clássica.
https://www.youtube.com/user/adegacavaquiho
Que técnicas utiliza no cavaquinho português? Quais das mesmas são as que utiliza com mais frequência? (No caso de ser investigador não tocador, que técnicas conhece e que são tipicamente atribuídas aos diferentes modelos?)
Utilizo mais a técnica do rasgado polegar / indicador, o varejado, e dedilhado.
Considera que o Cavaquinho Português é um instrumento levado suficientemente a “sério” nos diferentes meios musicais?
Posso dizer que sim!… Embora haja muito trabalho a fazer.
Acha viável uma carreira de músico solista especializado e fazendo carreira apenas e só no cavaquinho português (sem necessitar de tocar mais nenhum instrumento)?
Com dedicação, e um bocado de sorte, acho que sim. Mas as oportunidades tornam-se mais difíceis devido à quantidade de tocadores (solistas) que buscam o mesmo objetivo.
Quais as dificuldades que teve (ou acha que teria) ao tentar ser um músico solista de cavaquinho?
Hoje, é necessário mais do que saber ser músico e ter talento, principalmente para ser um solista de cavaquinho. É preciso haver alguém que invista e divulgue o seu trabalho, se não for assim, torna se muito difícil.
Quais as facilidades e vantagens que considera ter (ou que pensa que teria) como músico solista de cavaquinho?
Foi o que acabei por responder a pergunta anterior, ter um bom STAF, uma boa produção, para dar um bom espetáculo.
Considera que faz sentido explorar o cavaquinho português como instrumento solista? Porquê?
Claro que sim, como qualquer outro instrumento, embora ainda haja muito por explorar.
Que acha da utilização da nomenclatura Cavaquinho Português para de forma agregadora denominar e agrupar todos os modelos de cavaquinho português (modelo minhoto e diferentes modelos urbanos do continente e ilhas)?
Não tenho nada contra!
Como vê o futuro do cavaquinho português enquanto instrumento solista?
O cavaquinho nestes últimos anos deu um grande salto. Cada vez a mais e melhores tocadores de cavaquinho. Embora haja muito trabalho a fazer, principalmente na qualidade do ensino e aprendizagem do cavaquinho.
Que projetos tem para o futuro no que diz respeito ao cavaquinho Português?
Continuar a fazer o que gosto, tocar e fazer boa música com o cavaquinho.
Que assuntos gostaria de ver estudados sobre o cavaquinho português?
Que os bons tocadores (solistas) continuem a partilhar e trocar conhecimento sobre o cavaquinho. A troca de conhecimento e experiência, abre novos caminhos, e contribui para o desenvolvimento da prática do cavaquinho.
Que sugestões tem para dar?
O ensino do cavaquinho como atividade extracurricular no 1º Ciclo do Ensino Básico. É uma sugestão!…