NOME: Luís Peixoto
MORADA: Barcelona
NATURALIDADE: Coimbra
Que modelo(s) de cavaquinho toca? E com que afinações?
Só toco cavaquinho português. Com as afinações Mi-Si-Lá-Ré, ou um tom abaixo Ré-Lá-Sol-Dó
Há quanto tempo toca cavaquinho? Como é que tudo começou? (pequena biografia no que diz respeito/orientada ao cavaquinho)
Comecei a aprender a tocar cavaquinho quando já tocava bandolim no Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. O ensaiador do grupo era e continua a ser o músico e professor Amadeu Magalhães. Tive aulas de cavaquinho com o Amadeu Magalhães por volta do ano 2000-2001.
O que o fascina no cavaquinho português particularmente? O que o faz apreciar e escolher o instrumento para se exprimir artisticamente?
A minha curiosidade e fascínio pela técnica do rasgueado foi sem dúvida, o que me levou a pegar no cavaquinho. O Rasgueado pode ser apenas rítmico mas também pode combinar com melodia, essa combinação e o facto de ser uma técnica tradicional chamou-me a atenção desde logo.
Quais as suas referências e influenças musicais mais importantes na abordagem ao cavaquinho? E qual a sua importância?
As minhas referências começaram por ser:
Amadeu Magalhães, por me mostrar directamente nos ensaios do Grupo de Cordas da SFAAC. Considero o Amadeu como um excelente musico e professor de instrumentos tradicionais. Para além das aulas, ouvia discos do seu grupo Realejo onde o cavaquinho aparece como instrumento não só de acompanhamento mas também como solista.
Júlio Pereira, como não podia deixar de ser, é também uma principal referência. Era demasiado novo para ter assistido ao “boom” do disco Cavaquinho 1981 mas quando comecei a procurar a musica do Júlio Pereira, reparei no extenso trabalho feito por ele onde o cavaquinho está presente. Julgo que é a maior referência que se pode encontrar.
Que outros instrumentistas/tocadores solistas de cavaquinho conhece que considera relevantes?
(Entenda-se como solista o instrumentista SOLISTA que faz um concerto do inicio ao fim em que o Cavaquinho é o ponto central/solista ou o instrumentista que tenha editado/gravado um ou mais CDs em que o cavaquinho é o ponto central/solista em todas as músicas ou quase na totalidade delas (quando se refere ponto central/solista pretende-se dizer instrumento que toca a solo sozinho ou que tocando em grupo faz a parte mais relevante e importante da música, ou seja o que típicamente se chama a melodia/parte principal).
Só conheço o Julio Pereira e o Amadeu Magalhães.
Que associações conhece ligadas à música onde o cavaquinho seja um interveniente de alguma forma? Quais?
Associação Academica de Coimbra tem o GEFAC-Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, Secção de Fado onde o cavaquinho está presente. Grupo de cordas, Estudantina Universitária de Coimbra, Orquestra Típica e Rancho e as escolas de musica.
Conheço também o Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro onde fui ensaiador.
Que repertório utiliza nos seus projetos em que inclui cavaquinho? Desenvolveu algum repertório original/arranjos para Cavaquinho Português? Pode por favor enumerar aqui? Pode também fornecer partituras ou áudio ou vídeo ou link de internet para estes elementos multimédia?
Invasão:
https://www.youtube.com/watch?v=iKuqnjWStHk
Hiperfónica:
https://open.spotify.com/track/49SLjTFBMtJKrtfZ5glUDJ
Que técnicas utiliza no cavaquinho português? Quais das mesmas são as que utiliza com mais frequência?
Eu chamo-lhes técnica do rasgueado e do dedilhado. Utilizo as duas com grande frequência, talvez a do rasgueado seja a mais frequente.
Considera que o Cavaquinho Português é um instrumento levado suficientemente a “sério” nos diferentes meios musicais?
Sim. Mas como há poucos músicos sérios a tocá-lo, está pouco presente nos meios musicais.
Acha viável uma carreira de músico solista especializado e fazendo carreira apenas e só no cavaquinho português (sem necessitar de tocar mais nenhum instrumento)?
Sim acho.
Quais as dificuldades que teve (ou acha que teria) ao tentar ser um músico solista de cavaquinho?
Acho que em termos de trabalho, criatividade na composição, procura de apoios, as dificuldades são as mesmas comparando com qualquer outro instrumento solista.
Quais as facilidades e vantagens que considera ter (ou que pensa que teria) como músico solista de cavaquinho?
Era isso que eu ia responder na pergunta anterior, acho que, comparando com outros instrumentos solistas, há vantagens de tocar um instrumento pouco tocado de uma forma geral por musicos profissionais.
Considera que faz sentido explorar o cavaquinho português como instrumento solista? Porquê?
O cavaquinho tem as suas características, uma melodia solista de cavaquinho pode ser dedilhada ou rasgueada com harmonia. São registos muito diferentes e únicos. Se o mais comum é o cavaquinho ser usado para acompanhar uma canção, isso só quer dizer que há pouca gente a explorar o cavaquinho como solista. Quando componho com e para cavaquinho, faço-o partindo das suas características, suponho que assim seja para qualquer outro instrumento.
Que acha da utilização da nomenclatura Cavaquinho Portugues para de forma agregadora denominar e agrupar todos os modelos de cavaquinho português (modelo minhoto e diferentes modelos urbanos do continente e ilhas)?
Para mim sempre foi apenas Cavaquinho, mas creio ser necessária alguma forma de diferenciar o cavaquinho português de um cavaquinho brasileiro, cabo-verdiano, ou ukulele.
Como vê o futuro do cavaquinho português enquanto instrumento solista?
Acho que há um caminho a percorrer. Considero que para a maioria das pessoas, o cavaquinho como instrumento solista é uma novidade. Portanto, é um ponto a favor de um bom futuro.
Que projetos tem para o futuro no que diz respeito ao cavaquinho Português?
Estou prestes a lançar 3 musicas dedicadas exclusivamente ao cavaquinho. Duas com arranjos com bases electrónicas e samples de percussões tradicionais portuguesas tocadas por Quiné Teles e uma exclusivamente com bases electrónicas.
Que assuntos gostaria de ver estudados sobre o cavaquinho português?
Técnica do rasgueado é em muito semelhante à do flamenco, ou à do cuatro venezuelano, será que há relação, passa pelas ilhas?
Origem das afinações, o porquê? A minha afinação é fácil para quem toca braguesa e consequentemente guitarra portuguesa, basta acrescentar 2 ordens. Que tipo de instrumentos acompanhavam com o cavaquinho e em que zonas. E sobretudo, que musicas se tocavam inicialmente com o cavaquinho. Nunca terá sido solista no inicio? ( inicialmente ou no inicio é como dizer o mais anterior que se conhece)