2017-04-20 21:00H DeCa – UA – primeiro ensaio de conjunto para participação no Prémio Frederico de Freitas no âmbito do Mestrado de Paulo Bastos em Música Performance no Instrumento Cavaquinho Português na Universidade de Aveiro (DECA).
Curiosidades:
- Gravação sem som (foi o primeiro ensaio gravado não tinha reparado que não tinha ligado microfone)
- Utilizava nesta altura 2 Ukeleles (como instrumentos temporários) para estudar, com duas afinações diferentes , enquanto estavam a ser construídos os modelos urbanos do cavaquinho Português (réplica de modelo de Coimbra de António Simões por Fernando Meireles, e réplica de Modelo do Porto J. da Cunha Melo por Orlando Trindade).
- O Ukelele Castanho utilizado foi comprado por cerca de 100 euros e é utilizado com as cordas originais reorganizadas de forma a obter a afinação Re-Si-Sol-Re (cordas de nylon).
- Ukelele vermelho foi comprado por cerca de 25 euros e era tocado na afinação Mi-La-Re-Sol (cordas de nylon). Para obter esta afinação foram utilizadas 2 cordas originais que vinham com Ukelele para a 2ª e 3ª cordas, utilizando na 4ª e 1ª cordas, cordas de guitarra clássica (o Ré, e Mi respetivamente).
- Nesta filmagem/ensaio é mostrada (ao minuto 01:07) uma curiosidade adicional relativamente ao Ukelele vermelho: a 1ª corda onde utilizava a corda Mi da guitarra clássica partia com alguma regularidade dada a tensão para conseguir obter a afinação pretendida, foi o caso neste ensaio, e sendo que nesta altura já não tinha mais cordas para substituir, para que pudesse prosseguir o ensaio, coloquei uma corda de aço de cavaquinho português modelo rural, como não tinha forma de a prender utilizei uma chave de fendas auxiliar para segurar-la, ficando assim o instrumento com uma chave de fendas acoplada. Sendo que a a chave tinha uma parte que vibrava, adicionalmente coloquei um pedaço de lixa para tentar impedir essa vibração quando estava a tocar.