Investigação Paulo Bastos - Mestrado Recolha

Campanha de Recolha Repertório Cavaquinho Portugês Solo p/ Mestrado Em Música

No âmbito do meu mestrado em música performance na Universidade de Aveiro, no qual estou a trabalhar com o Prof. Pedro Caldeira Cabral, sobre o tema específico: “O Cavaquinho Português Enquanto Instrumento Solista“, propus-me a fazer um levantamento do repertório existente para este instrumento, de forma a para que, quem queira ser solista, tenha acesso a uma lista/inventário de peças existentes, que pode utilizar nas suas performances. Esta será, no final, disponibilizada de uma forma centralizada e gratuita neste portal para todos em http://cavaquinhoperformance.com/repertorio-lista/.

Para fazer esta lista PRECISO DE AJUDA DE TODOS.

Venho por isto num modelo de campanha de Pesquisa de Fontes na Internet, pedir que me enviem toda e qualquer informação que tenham sobre este assunto para o email info@cavaquinhoperformance.com ou enviem uma mensagem no facebook para mim (PauloBastosMusic) ou registem-se neste portal E INSIRAM OS DADOS DA MÚSICA DIRETAMENTE EM http://cavaquinhoperformance.com/repertorio-lista/ ou coloquem um comentário neste POST com a vossa contribuição.

Refiro-me mais especificamente a quem tenha conhecimento de Música Escrita (partituras), Videos ou Audio com peças/músicas de preferência originalmente escritas/pensadas para este Cavaquinho Português. Quando me refiro a Cavaquinho Português refiro-me a qualquer dos seus modelos, ou seja, a nomenclaturas normalmente a ele associadas tais como: Cavaquinho, Cavaco, Cavaquinho Minhoto, Braguinha, Machete, Machete Madeirense, Machete de Braga, Machinho ou outras semelhantes.

Basta enviarem um email simples (que pode ser mesmo informal), com a informação que tiverem sobre peças/músicas (procuro informação do género: titulo da peças, autores, anos, CDs, DVDs, links para videos, links para áudio, imagens/fotos/PDFs  de partituras ou até mesmo contacto de pessoas/associações com quem possa falar para estes fins).

As associações ligadas à música (pode muito bem existir uma ou mais na vossa localidade ou zona), normalmente têm arquivos de partituras de música recente e também mais antiga do tempo por exemplo dos nossos avós, visa-avós (altura em que por exemplo o Cavaquinho Português Modelo Urbano era muito utilizado). Agradeço por isto, e desde já bastante, a que quem tenha conhecimento de associações nestas condições por favor que tente saber algo relacionado com o que procuro e me informe ou me forneça o respetivo contacto.

Por favor partilhem com os vossos amigos, passem a informação.

Desde já o meu muito obrigado,

Abraço,

Paulo Bastos

 

3 Responses

  1. Paulo, pode pesquisar na biblioteca digital do portal recursos para a educação artística aqui da Direção de Serviços de Educação Artística da Madeira. Temos algumas centenas de peças para machete (braguinha) aí disponíveis. Abraço e boa investigação. Paulo Esteireiro

    recursosonline.org

    1. Paulo, Muito obrigado pela contribuição.

      Dado o teu contributo inquestionável, para o desenvolvimento do instrumento como instrumento Solista, e os vários livros/CDs por ti já editados, seria também interessante entrevistar-te no ambito do Mestrado. Podemos faze-lo via skype, tens interesse/achas possivel?

      1. Olá Paulo, tudo bem claro. Fico naturalmente contente por dar a minha opinião. Tenho preferência por entrevistas por escrito, porque normalmente tenho mais tempo à noite, entre as 23h e a 01h. Durante o dia costuma ser mais difícil. Se for muito importante ser por skype, peço-te que me indiques algumas datas em que tenhas disponibilidade, para eu ver se consigo adaptar-me ao nível de agenda. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *