NOME: Amadeu Magalhães
MORADA: Coimbra
NATURALIDADE: Dornelas, concelho De Boticas
Que modelo(s) de cavaquinho toca? E com que afinações?
Utilizo quatro cavaquinhos diferentes dependendo da ocasião, dois vulgarmente chamados de cavaquinho minhoto, um machinho e um cavaquinho construído por Fernando Meireles. As afinações que uso são dó, sol, lá, ré e ré, lá, si, mi.
Há quanto tempo toca cavaquinho? Como é que tudo começou? (pequena biografia no que diz respeito/orientada ao cavaquinho)
Toco cavaquinho há cerca de 29 anos. Tudo começou quando fui estudar para a Universidade de Coimbra, tomei contacto com os instrumentos tradicionais portugueses em alguns organismos da Associação Académica (AAC) e o Paulo Soares (Jojó) me deu umas luzes de cavaquinho. Como havia pouca gente a tocá-lo e tinha alguma facilidade, lá fui aprendendo como se podia, na altura, pois os recursos nesse área eram escassos ou quase nulos.
O que o fascina no cavaquinho português particularmente? O que o faz apreciar e escolher o instrumento para se exprimir artisticamente?
Todos os instrumentos servem para nos exprimirmos musicalmente, depende da sonoridade que pretendermos e necessitamos. Tudo isso tem a ver com instrumentação, uma área pela qual sempre me senti fascinado e o cavaquinho tem um papel muito importante na minha linguagem musical.
Quais as suas referências e influenças musicais mais importantes na abordagem ao cavaquinho? E qual a sua importância?
As minhas maiores referências advêm de outros instrumentos, curiosamente, tais como o banjo, a guitarra acústica e até balalaika, pois são instrumentos com uma técnica e estudo muito aprofundado. Não vejo o cavaquinho como um instrumento confinado a um determinado género, longe disso, experimentar é preciso e convém fazê-lo com atitudes tecnicamente inovadoras para o instrumento, mesmo que adaptadas de outros cordofones.
Que outros instrumentistas/tocadores solistas de cavaquinho conhece que considera relevantes?
(Entenda-se como solista o instrumentista SOLISTA que faz um concerto do inicio ao fim em que o Cavaquinho é o ponto central/solista ou o instrumentista que tenha editado/gravado um ou mais CDs em que o cavaquinho é o ponto central/solista em todas as músicas ou quase na totalidade delas (quando se refere ponto central/solista pretende-se dizer instrumento que toca a solo sozinho ou que tocando em grupo faz a parte mais relevante e importante da música, ou seja o que tipicamente se chama a melodia/parte principal).
O Pedro João (AKA Boca de Raia) é um músico jovem interessante e gosto da sua atitude musical experimentalista, para além de dominar o instrumento num contexto mais tradicional. O Luís Peixoto, meu ex-aluno, anda a fazer um bom trabalho com o cavaquinho, também.
De resto vejo o cavaquinho a ser utilizado como um mero acessório de moda folclórica em que se usa exaustivamente a técnica do rasgado (nem sempre bem executada), sem grande interesse relevante.
Que associações conhece ligadas à música onde o cavaquinho seja um interveniente de alguma forma? Quais?
Há muitas associações que utilizam o cavaquinho, mas a que melhor conheço e estou ligado é a Secção de Fado da AAC, que para além de a maioria dos grupos pertencentes o utilizarem, também têm uma escola de instrumentos tradicionais onde se pode aprender a tocá-lo. O meio estudantil universitário (tunas) é onde podemos encontrar a utilização mais vulgarizada do cavaquinho, penso eu.
Que repertório utiliza nos seus projetos em que inclui cavaquinho? Desenvolveu algum repertório original/arranjos para Cavaquinho Português? Pode por favor enumerar aqui? Pode também fornecer partituras ou áudio ou vídeo ou link de internet para estes elementos multimédia?
Tenho algum repertório original e também adaptações para o cavaquinho português. No meu canal youtube podem encontrar inúmeros arranjos para o instrumento, assim como para outros instrumentos.
https://www.youtube.com/user/braguesa
Vídeos de cavaquinho:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLpdPLPmaQveP8veDhMzwBv87fJ479-l0S
Vídeos pedagógicos:
O meu site:
Que técnicas utiliza no cavaquinho português? Quais das mesmas são as que utiliza com mais frequência?
As técnicas que mais utilizo são o varejado, o rasgado e o dedilhado, sendo que o dedilhado seja a que mais utilizo actualmente.
Considera que o Cavaquinho Português é um instrumento levado suficientemente a “sério” nos diferentes meios musicais?
Nem sempre, já que um instrumento é levado a sério quando é tocado com seriedade, o que nem sempre acontece. Se a questão fosse relativa à sociedade em geral, a minha resposta seria negativa sem qualquer dúvida. Há o “estigma” do cavaquinho associado a música e músicos de mais fraca prestação, o que nem sempre corresponde à realidade.
Considera que faz sentido explorar o cavaquinho português como instrumento solista? Porquê?
Tudo faz sentido quando bem feito, o cavaquinho é um instrumento de corda como outro qualquer, com as virtudes e limitações inerentes, como todos.
Que acha da utilização da nomenclatura Cavaquinho Português para de forma agregadora denominar e agrupar todos os modelos de cavaquinho português (modelo minhoto e diferentes modelos urbanos do continente e ilhas)?
Não é correcto chamarmos o mesmo nome a diferentes instrumentos, apesar de morfologicamente parecidos, a maioria são bem diferentes, até no tipo de encordoamento. Os nomes servem exactamente para os distinguir.
Que projetos tem para o futuro no que diz respeito ao cavaquinho Português?
Neste momento já gravei um CD dedicado exclusivamente ao cavaquinho português, um manual digital em formato ebook, uma app Android, um canal do youtube e um site de apoio ao meu trabalho. Um dos projectos que tenho para o futuro é divulgar o trabalho que tenho feito no passado.