para ficheiro PDF com dissertação final do mestrado de Paulo Bastos em Música Performance no instrumento Cavaquinho Português na Universidade de Aveiro, com o Titulo “Cavaquinho Português em Performance Solo”
—————————————
“Concluindo, este mestrado apresenta como resultado prático e efetivo o seguinte:
1. Produção de um cronograma com as datas históricas mais relevantes no que diz respeito ao
cavaquinho português;
2. Reabilitação historicamente informada e comprovada da prática dos cavaquinhos portugueses
modelos urbanos do continente;
3. Publicação do inventário/lista de peças para os diferentes modelos de cavaquinho português
(incluindo música escrita do passado que chegou até ao presente em forma de manuscritos
diversos e música dos autores contemporâneos);
4. Publicação de dezoito inquéritos dando voz à uma amostragem significativa dos tocadores solistas mais relevantes
nos diferentes modelos de cavaquinho português (abordando as mais variadas questões);
5. Publicação de detalhes técnicos sobre a construção de 2 modelos de cavaquinhos urbanos do
continente entretanto extintos;
6. Caracterização dos diferentes modelos de cavaquinho português (técnicas, afinações,
repertório e tocadores solistas).
7. Seis novas peças originais escritas para cavaquinho português solo, com respetivas partituras;
8. Explicação/exemplificação de adaptações de técnicas e novas técnicas para cavaquinho
português;
9. Publicação de pesquisa feita com referências de solistas destacados de cavaquinho português
e de solistas de outros instrumentos seus descendentes ou semelhantes e respetiva videografia;
10. Criação de um portal de internet https://cavaquinhoperformance.com, para dinamização e divulgação
do cavaquinho português enquanto instrumento solista em performances artísticas;
11. Criação de um site de internet https://raizesnoar.com com informação base do projeto artístico “Raízes
no Ar”;
12. Criação de um software configurável para comunicação entre “Performer” e público em tempo
real (configurável para qualquer performance);
13. Divulgação do cavaquinho em diferentes eventos que foram ocorrendo ao longo do mestrado;
14. Por fim a criação de uma performance artística transdisciplinar, com base no cavaquinho
português enquanto instrumento solista de nome “Raízes no Ar”, como consequência e espaço
de aplicação na prática de todo este trabalho desenvolvido e estudo feito”